O programa alimentar Whole 30 propõe ajudar as pessoas a descobrirem, em 30 dias, quais alimentos combinam ou não com seus organismos. A ideia é ir além da perda de peso – é transformar seus hábitos.

Criada em 2009 pela nutricionista Melissa Hartwig e o médico funcional Dallas Hartwig, a Dieta Whole 30 é um grande sucesso nos Estados Unidos, e já começa a ganhar muitos adeptos no Brasil.

Apresentado mais como um estilo de vida do que uma dieta, o Whole 30 promete modificar o corpo e também a mente, em apenas 30 dias, surgindo como uma das melhores alternativas para quem quer mudar totalmente a sua rotina, levando uma vida mais saudável e tranquila.

Espera-se com o programa Whole 30 DESINTOXICAR, essa dieta vai muito além da eliminação do peso, outros resultados são conquistados, como:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • melhora no sistema digestivo e no metabolismo;
  • maior bem-estar físico e mental;
  • melhora da aparência da pele;
  • melhora da composição corporal;
  • fortalecimento do cabel;
  • ausência de dor de cabeça;
  • melhora a qualidade do sono;
  • melhorar o desempenho atlético;
  • e uma redução no desejo de comida, particularmente quando se trata de açúcar e carboidratos.

Como funciona a dieta Whole 30

Segundo os criadores, há vários alimentos que podem ter impacto negativo na saúde, agindo silenciosamente e provocando inflamações silenciosas. Se retirarmos esses alimentos do nosso cardápio durante 30 dias, certamente iremos perceber as reais consequências deles.

Desta forma, os alimentos industrializados, assim como os alimentos naturais com potencial alergênico devem ser evitados durante a dieta.

Durante 30 dias deve-se comer “COMIDA DE VERDADE”

Planeje o dia que vai começar

Eu iniciei o programa ápos o dia das mães, os autores defendem que é extremamente importante planejar e isso inclui marcar  o dia que vai começar. Se tiver alguma festa, ou evento importante, espere passar, e só dê start quando não tiver nada agendado.

O ideal é comprar o livro, pois explica com detalhe tudo que é para fazer, ele também traz várias receitas incríveis. Além do livro em papel, tem também a versão digital que é mais em conta.

Prepare a casa

Compre os alimentos necessários para alguns dias. Se não pode comer pão de manhã, que tal começar o dia com uma fruta e ovos mexidos. Então prepare um cardápio bem gostoso para não desanimar.

E programe-se para ir comprar seus alimentos com uma certa regularidade, pois quanto mais fresco melhor!

O que podemos comer

  • Legumes e verduras;
  • Proteínas: carnes, ovos, peixes e frutos do mar;
  • Gorduras saudáveis provenientes de óleos e sementes: azeite, óleo de coco ou girasol;
  • Castanhas;
  • Frutas;
  • Gree ou manteiga clarificada.

Atenção quanto menor o prazo de valilade do alimento, maior o é benefício do consumo.

O que não podemos comer

  • Não consuma nada que contenha açúcar (mel, agave, splenda e stevia);
  • Não use nenhum tipo de adoçante;
  • Não coma grão e leguminosas: arroz, aveia, trigo, centeio, milho, quinoa e grãos geminados, todos os tipos de feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, amendoim, pasta de amendoim, soja, tofu e shoyo)
  • Não são permitidas bebidas alcólicas nem para cozinhar.
  • Não coma nada com farinha: aveia, quinoa, milho, arroz, amido.
  • Não consuma leite e seus derivados (vaca, cabra, ovelha): queijo, iogurte e manteiga (exceto Ghee).
  • Não coma nenhum produto que tenha corantes, conservantes e sabores artificiais, para isso crie o hábito de ler todos os ingredientes que estão na composição do que irá consumir.

Não tente recriar receitinhas nem super panquecas com ingredientes “aprovados”. Se você continuar comendo seus alimentos de antes, mesmo que feitos com os ingredientes Whole30, você está fugindo do objetivo.

Proibido

Subir na balança ou tirar quaisquer medidas do seu corpo durante estes 30 dias, isso mesmo 30 dias sem se pesar e medir seu corpinho.

Como reentroduzir os alimentos

Quando o programa acabar não pense em começar a reintruduzir todos os grupos de alimento de uma vez só.

A cada semana começe reintroduzindo um grupo, só assim você entenderá se aquele grupo específico faz de fato bem para você. Será fácil perceber o que te faz mal, o teu corpo vai dizer.

Cuidados com a dieta Whole30

Antes de se submeter a qualquer tipo de programa alimentar, é fundamental fazer uma consulta com seu médico ou seu nutricionista, para se certificar de que o método é realmente adequado para o seu caso, cumpre as promessas que apresenta e principalmente não fará mal para a sua saúde.

Boa sorte!

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