O Capitalismo Consciente é o modelo de negócio que acredita e que carrega em sua essência quatro pilares fundamentais: propósito maior, liderança consciente, cultura engajadora e stakeholders.

Conheça os pilares do Capitalismo Consciente

PROPÓSITO MAIOR
o propósito de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: é a causa pela qual a empresa existe.

ORIENTAÇÃO PARA STAKEHOLDERS
um negócio deve gerar diferentes valores para todas as partes interessadas (stakeholders).

LIDERANÇA CONSCIENTE
líderes são responsáveis por servir ao propósito da organização criando valor para todos os seus stakeholders e cultivando uma Cultura Consciente de confiança e cuidado.

CULTURA CONSCIENTE
é a incorporação dos valores, princípios e práticas subjacentes ao tecido social
de uma empresa. Ela conecta os stakeholders uns aos outros e também ao seu propósito, pessoas e processos.

Esse modelo começou em 2002 pelo indiano Raj Sisodia (acadêmico que identificou e documentou as bases teóricas do Capitalismo Consciente no livro Empresas Humanizadas: Pessoas, Propósito e Performance) e John Mackey (cofundador da rede de supermercados Wholefoods).

O Capitalismo Consciente é um movimento global, originário dos EUA, e hoje a organização está presente em diversos países e há mais de quarenta Chapters pelo mundo. Desde 2013, o Capitalismo Consciente Brasil é o representante brasileiro do Conscious Capitalism Inc., organização sem fins lucrativos dedicada a cultivar teoria e práticas do Capitalismo Consciente.

Confira o vídeo com a TED sobre o Capitalismo Consciente

“Acreditamos que os negócios são bons porque criam valor, são éticos porque são baseados em trocas voluntárias, são nobres porque podem elevar a nossa existência e são heroicos porque tira as pessoas da pobreza e cria prosperidade. O capitalismo de livre iniciativa é o mais poderoso sistema para a cooperação social e o progresso humano já criado. É uma das mais belas ideias que nós, humanos, já tivemos. Mas nós podemos aspirar a ainda mais”.

– Do Conscious Capitalist Credo

Saiba mais em Capitalismo Consciente Brasil

Facebook Comments

Post a comment