Quem me apresentou essa receita foi meu marido, numas das viagens que fiz, ele assistiu a Rita Lobo e se inspirou a fazer esse bolo fofinho e delicioso.

Quando regressei à casa ele fez para mim e eu amei, fiz uns ajustes. Quem me conhece sabe que tento usar sempre produtos orgânicos. Hoje você consegue encontrar uma grande variedade em feiras orgânicas ou supermercados especiais.

Eu gosto de ir a feira orgânica do Ibirapuera aos sábados demanhã, mas quando não consigo, compro na [eu] orgânico, um site incrível que entrega em casa, tudo bem fresco.

Bom mas vamos ao que interessa.

Ingredientes

  • 300 g de milho verde debulhado (preferencialmente orgânico)
  • 2 ovos orgânicos
  • 1 xícara de queijo meia-cura ralado (cerca de 100 g)
  • 1 xícara de leite orgânico
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de fubá Kaynã
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 abobrinha
  • 2 ramos de tomilho ou tomillho moído
  • azeite para refogar a abobrinha
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte com manteiga uma forma retangular com cerca de 30 x 20cm. Polvilhe com fubá.
  2. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez (fazendo isso se um estiver estragado você não perde a receita) e transfira para o liquidificador. Junte o milho debulhado, o leite, a manteiga e ½ colher (chá) de sal.
  3. Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, corte cada metade em 4 tiras e as tiras em cubos de 1 cm. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte a abobrinha. Tempere com sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Reserve.
  4. Bata os ingredientes do liquidificador até ficar liso. Transfira para uma tigela, junte o fubá e misture com um fuê (batedor de arame) para dissolver bem os gruminhos. Acrescente o queijo ralado, a abobrinha refogada, o tomilho debulhado e misture bem. Por último, misture o fermento.
  5. Coloque a massa na forma e polvilhe com queijo parmesão ralado a gosto. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até crescer e dourar. Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar.

Eu acompanhei com batata doce, tomates cereja e magericão by [eu] orgânico.

Esse bolinho é uma ótima opção para a lancheira das crianças.

O que deixa esse bolo de milho e abobrinha fofinho?

Eu uso uma farinha de milho muito especial, ela é moida em uma pedra (igual a antigamente) e isso não separa a maisena (amido) da farinha, o resultado? Sem comentários, fica mesmo muito especial 🙂

Conheça essa essa delícia Fubá Kaynã.

Fubá Kaynã não é transgênico e é moido na pedra.

O fubá Kaynã é estritamente sustentável e com sabor inigualável, com a incrível missão de ajudar a melhorar o mundo, eles contam com a colaboração de consumidores conscientes que compartilham do mesmo ideal, e nós adoramos isso. Para entender como a Kaynã cuida de todos os seus processos eles elaboraram uma mandala bem ilustrativa.

Mandala Kaynã

Visite o site Kaynã e delicie-se. Verifique também os locais que poderá comprar esse produto especial.

 

Facebook Comments

Post a comment