Inicialmente eu fazia o bolo de conoura com a receita tradicional e aos poucos fui alterando. Um dia mudava a farinha o outro o açucar, tentava a mudança dos dois juntos, outro eu alterava o óleo de girassol da receita tradicional para o óleo de coco, e essa minha versão ficou deliciosa!

Minha opção em usar mais produtos integrais e naturais é porque me fazem bem e meu corpinho agradece, o óleo de coco por exemplo é MEGA funcional.

Então vamos lá:

Ingredientes para o bolo:

  • 3 cenouras grandes ou 4 medias ou 5 pequenas, preferencialmente orgânicas;
  • 4 ovos caipiras;
  • 1 xícara (chá) de óleo de coco;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (para enfarinhar a assadeira eu uso a farinha branca);
  • 1 colher (sopa) de fermento;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher (chá) de manteiga para untar.

Modo de preparar:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de aproximadamente 23cm de diâmetro e seis  centímetros de altura com manteiga, em seguida polvilhe farinha de trigo.

Faça uma massa seca, colocando a farinha, o açucar, o sal e o fermento em uma tigela, não adianta passar pela peneira, pois a farinha integral é mais grossa. Misture delicadamente e reserve.

Lave bem as cenouras e corte em rodelas, eu não descaco, pois uso cenoura orgânicas .

Quebre os ovos, um a um, em uma tigela, assim você checa se estão bons, e transfira para o copo do liquidificador, em seguida junte as cenouras, o óleo de coco e bata até formar uma mistura homogênea.

Junte a mistura do liquidificador à tigela com a parte seca. Com um batedor de arame, ou uma colher de pau, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo.

Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos.

Nota para principiantes: Se quiser saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno, caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

 

Ingredientes para a calda de chocolate:

1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% ou 70% amargo;
1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (sopa) de manteiga;
1/3 de xícara (chá) de água.

Modo de preparar:

Numa pequena panela, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com uma colher de pau ou batedor de arame.

Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer, quando a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.

Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado. Deixe esfriar e bom apetite!

Fica muito fofo e meus filhos adoram 🙂

cenoura1 cenoura2 cenoura3

Facebook Comments

Website Comments

Post a comment